Pular para o conteúdo principal

Entidades das polícias civil e militar criticam PEC da Segurança


Créditos CNN


Entidades das polícias civil e militar criticam PEC da Segurança

Proposta prevê estabelecer competências da União para coordenar políticas do setor; Lewandowski, porém, diz que posicionamento das entidades é "extemporâneo"


Duas organizações representativas das Polícias Civil e Militar divulgaram um “alerta nacional” em relação à proposta de emenda constitucional defendida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Para as entidades, a medida é discutida em “momento inadequado, desnecessário e que somente traz instabilidade institucional”.


“As justificativas invocadas, ainda que sob o propósito de boa intenção, não guardam respaldo com a realidade dos desafios e soluções necessárias para aprimorar o sistema de segurança pública no Brasil”, alegam a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) e a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme).


“Muito mais lógico, racional e eficiente seria o Governo Federal instituir comissões, programas ou mecanismos de fiscalização e fomento ao pleno cumprimento da legislação relativa à segurança pública e às instituições policiais em vigência.”

PEC da Segurança elaborada por Lewandowski prevê que a União tenha competência para coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado em 2018, mas ainda não efetivamente implementado.

O ministro defende ainda a criação de um fundo nacional para financiar políticas de segurança pública e sistema penitenciário, que têm operação majoritariamente pelos governos estaduais.


Em entrevista ao CNN 360º (segunda a sexta, 15h) nesta sexta-feira (12), o ministro disse que a crítica é “extemporânea”. “O sistema único de segurança pública já existe desde 2018 por lei ordinária”, comentou. “Essa lei de 2018 já teve esse escopo [de integrar as polícias], já está em pleno vigor e nunca ninguém se insurgiu contra isso. O que se pretende fazer agora é trazer esse conceito para a Constituição”.

Diálogo e acesso ao texto

Para o presidente da Feneme, coronel Marlon Teza, são motivo de preocupação a demora em se ter o conteúdo da PEC da Segurança conhecido pela sociedade e pelas corporações. “Falta de diálogo e esse teor guardado a sete chaves causa inquietação não só entre os policiais, mas na sociedade como um todo”, disse à CNN.

Tanto o oficial da entidade dos policiais militares quanto Rodolfo Laterza, presidente da Adepol, lembram que já no governo Lula (PT) e na atual legislatura no Congresso foram aprovadas novas leis orgânicas das duas corporações, além de legislação específica para enfrentamento do crime organizado. “Precisamos acima de tudo consolidar o sistema já normatizado, em vez de criar uma situação de conflitos corporativos”, afirmou Laterza.

No alerta divulgado pela Adepol e pela Feneme, as entidades consideram “inadmissível desconsiderar o trabalho hercúleo e secular das Polícias Civis e das Polícias Militares, as quais são as responsáveis pelo maior número de prisões decorrentes de ações criminosas e soluções dos conflitos que ocasionam a quebra da ordem pública restabelecendo-a de pronto, sempre que necessário”.

“Advertimos que o processo legislativo de propostas de Emenda à Constituição que não possuem consenso gera traumas, instabilidades e dificuldades para o próprio Governo e principalmente para a sociedade. Em se tratando de segurança pública, soluções prontas e de impacto midiático não sobrevivem minimamente à realidade complexa da criminalidade no Brasil”, afirmam as entidades no documento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a Certificação CPP/ASIS? Como ela funciona no Brasil

A Certificação CPP no Brasil: Um Padrão de Excelência em Segurança CPP significa Certified Protection Professional e é uma certificação internacionalmente reconhecida, emitida pela ASIS International, uma das principais organizações mundiais em segurança. No Brasil, essa certificação é muito valorizada por profissionais da área, pois atesta um alto nível de conhecimento e experiência em diversas áreas da segurança. O que a Certificação CPP Demonstra? Conhecimento técnico: A certificação CPP abrange uma ampla gama de tópicos, desde segurança física e eletrônica até gestão de riscos, investigação e segurança corporativa. Experiência profissional: Para obter a certificação, é necessário comprovar um número mínimo de anos de experiência na área de segurança. Compromisso com a excelência: Profissionais CPP demonstram um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e com a busca por soluções inovadoras para os desafios da segurança. Benefícios da Certificação CPP Reconhe...

LFS Segurança - Polícia prende oficial da reserva do Exército por atirar em cachorro após briga com vizinho

LFS Segurança -  Polícia prende oficial da reserva do Exército por atirar em cachorro após briga com vizinho. Grupo LFS Segurança no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss    -------------------   Polícia prende oficial da reserva do Exército por atirar em cachorro após briga com vizinho Agentes apreenderam rifle utilizado para realizar os disparos na casa do suspeito A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu um oficial da reserva do Exército, que atirou com um rifle em um cachorro após uma briga entre vizinhos. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal e conduzido à delegacia. A polícia fez buscas na residência do oficial, onde encontrou um rifle CBC calibre .22, arma que correspondia à descrição fornecida pela tutora do animal. O oficial confessou ter usado o rifle para atirar contra o cachorro, alegando que o cão perturbava seu sossego. Embora o oficial tenha porte de armas, ele não tinha autorização para utili...

LFS Segurança - Conheça quem são os bandidos mais procurados de SP e lista da Interpol: quem é Paulo Cupertino?

LFS Segurança -  Conheça quem são os bandidos mais procurados de SP e lista da Interpol: quem é Paulo Cupertino?  - Créditos CNN. Seja bem informado através dos Grupo da LFS Segurança: * Grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss   * Grupo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/segurancaredelelfsdecomunicacao  -------------------- Mais procurados de SP e lista da Interpol: quem é Paulo Cupertino? Homem acusado de triplo homicídio teve julgamento marcado para o próxima quinta-feira (10) Thiago Félix da CNN   , São Paulo 06/10/2024 às 03:33 Trocar imagem Trocar imagem 1 de 10 Paulo Cupertino Matias esteve foragido por quase três anos •  Divulgação/Polícia Civil de São Paulo Trocar imagem Trocar imagem Paulo Cupertino foi preso em 16 de maio de 2022, na zona sul da cidade de São Paulo •  Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo Trocar imagem Trocar imagem Trocar imagem Paulo Cupertino após ser preso pela Pol...