Pular para o conteúdo principal

Honduras anuncia construção de nova prisão com capacidade para 20 mil pessoas

Créditos CNN.


Honduras anuncia construção de nova prisão com capacidade para 20 mil pessoas

Isto expandiria enormemente a atual capacidade prisional do país, que mantém cerca de 20.000 reclusos em 25 prisões em condições de sobrelotação.

Medidas foram anunciadas pela presidente do país, Xiomara Castro
Medidas foram anunciadas pela presidente do país, Xiomara CastroInti Oncon/picture alliance via Getty Images

Gustavo Palenciada CNN

Tegucigalpa

ouvir notícia

As autoridades hondurenhas anunciaram na sexta-feira (14) uma série de medidas destinadas a reduzir o crime organizado, incluindo a construção de uma nova prisão, julgamentos coletivos e designações terroristas para membros de gangues.

O presidente Xiomara Castro disse num discurso televisivo noturno que as forças de segurança deveriam ser mobilizadas para “executar urgentemente intervenções em partes do país com a maior incidência de crimes de gangues, como assassinatos de aluguel, tráfico de drogas e armas de fogo, extorsão, sequestro e lavagem de dinheiro.”

As medidas reflectem os julgamentos em massa e a “mega-prisão” lançada pelo Presidente Nayib Bukele no vizinho El Salvador, medidas que atraíram a ira de grupos de direitos humanos que alegam abusos, mas que reduziram as taxas de homicídios no país e lhe valeram uma popularidade generalizada.

Os líderes do governo hondurenho anunciaram planos para construir imediatamente uma prisão para deter cerca de 20 mil pessoas na área escassamente povoada entre os departamentos orientais de Olancha e Gracias a Dios. Isto expandiria enormemente a atual capacidade prisional do país, que mantém cerca de 20.000 reclusos em 25 prisões em condições de sobrelotação.

As autoridades também disseram que o Congresso hondurenho deve reformar o código penal para que os traficantes de droga e os membros de gangues criminosas que cometem crimes específicos, como os listados por Castro, sejam designados como “terroristas” e enfrentem julgamentos colectivos.

Hector Gustavo Sanchez, que chefia a força policial nacional, disse que uma lista de “autores intelectuais, líderes e membros de gangues” estava sendo distribuída e que a prisão imediata dos que constavam da lista estava sendo ordenada.

Também serão lançadas operações para localizar e destruir plantações de cultivo de maconha e folha de coca – o principal ingrediente da cocaína – bem como centros usados ​​para processar drogas ilegais.

Honduras declarou estado de emergência em dezembro de 2022, suspendendo partes da Constituição enquanto tentava reprimir o aumento da criminalidade atribuída a gangues.

(Reportagem de Gustavo Palencia; Redação de Sarah Morland; Edição de Kylie Madry e William Mallard)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a Certificação CPP/ASIS? Como ela funciona no Brasil

A Certificação CPP no Brasil: Um Padrão de Excelência em Segurança CPP significa Certified Protection Professional e é uma certificação internacionalmente reconhecida, emitida pela ASIS International, uma das principais organizações mundiais em segurança. No Brasil, essa certificação é muito valorizada por profissionais da área, pois atesta um alto nível de conhecimento e experiência em diversas áreas da segurança. O que a Certificação CPP Demonstra? Conhecimento técnico: A certificação CPP abrange uma ampla gama de tópicos, desde segurança física e eletrônica até gestão de riscos, investigação e segurança corporativa. Experiência profissional: Para obter a certificação, é necessário comprovar um número mínimo de anos de experiência na área de segurança. Compromisso com a excelência: Profissionais CPP demonstram um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e com a busca por soluções inovadoras para os desafios da segurança. Benefícios da Certificação CPP Reconhe...

Caso Marcelinho Carioca - Região do sequestro é reduto do PCC em SP

Créditos UOL. Região onde Marcelinho Carioca foi encontrado é reduto do PCC em SP Ex-jogador aparece ao lado de filhos e netos após sequestro Sequestro, agressão e roleta-russa: o que se sabe sobre o caso Marcelinho  Participe do Grupo LFS Segurança no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/G24HERQiLG0LS4UM1vAlhB 

“Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs

LFS Segurança - “Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs. Governador de SP falou sobre casos de violência policial em SP. Créditos CNN. Receba a LFS Segurança no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss “Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs Governador falou sobre casos de violência policial em SP Da CNN   , em São Paulo 05/12/2024 às 13:12 | Atualizado 05/12/2024 às 15:31   O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)   • 24/10/2024 - Sergio Barzaghi/Governo do Estado de SP Ouvir notícia 0:00 1.0x O governador Tarcísio de Freitas disse, em evento nesta quinta-feira (05), que “estava completamente errado” em sua avaliação sobre o uso de  câmeras corporais por parte de policiais militares . “Estou absolutamente convencido que é um instrumento de proteção da sociedade e do policial”, disse o governador de SP, em evento onde acompanhava a chegada do m...