Pular para o conteúdo principal

Castro pede transferência de traficantes do Rio de Janeiro para presídios federais

Créditos CNN


Castro pede transferência de traficantes do Rio de Janeiro para presídios federais

Iniciativa faz parte de um plano de ação conjunta entre os governos federais e estaduais para frear a criminalidade no Complexo da Maré

Governador Cláudio Castro pede transferência de traficantes do Rio de Janeiro para presídios federais
Governador Cláudio Castro pede transferência de traficantes do Rio de Janeiro para presídios federaisRafaela Cascardo / CNN

Rafaela Cascardoda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), confirmou, nesta sexta-feira (29), que pediu a transferência de traficantes do Rio para presídios de segurança máxima, mas não informou a quantidade.


A solicitação é uma das medidas que pretende asfixiar o crime no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Os governos estadual e federal se reuniram desde quinta-feira (28) para traçar um plano de ação conjunta.

CNN Brasil Logo

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Inscrever-seWhatsApp Logo

A iniciativa surgiu após a divulgação de uma investigação da Polícia Civil que mostrou, nesta semana, que o Complexo da Maré se transformou em um centro de treinamento de novos criminosos.

Veja também: Explosão de bomba em ônibus deixa três feridos no RJ

Em coletiva de imprensa realizada também com a presença do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, Castro afirmou que já solicitou a presença da Força Nacional no Rio.

O governador esclareceu que não haverá ocupação no território, mas a Força Nacional deve agir no entorno. Os agentes passarão por treinamento padrão, mas levando em consideração as especificidades do Rio de Janeiro.

O governador também confirmou que a Polícia Civil pediu o indiciamento de criminosos que aparecem no vídeo do treinamento para a atuação no tráfico, e agora aguarda o Ministério Público pedir a prisão deles.

Perguntado sobre as medidas concretas que entrarão em vigor, Castro disse apenas que os governos agirão por meio de incursões e uso de tecnologia e inteligência.

“Não vamos detalhar porque faz parte da inteligência. Não é de hoje, mas, desde a exposição dos fatos, há um grande monitoramento por parte da inteligência da movimentação desses criminosos. A grande diferença será o uso da tecnologia, tanto pelas forças estaduais como federais”, afirmou o governador.

“Se o planejamento que a gente tem der certo, será uma coisa perene. São políticas públicas que estamos dialogando há um tempo. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado já funciona há meses. É uma força integrada entre PF, PRF, PC e PM. Estão fazendo esse trabalho integrado há 4 meses”, completou.

As datas sobre as medidas que devem ser colocadas em prática não foram divulgadas, pois a intenção, segundo o governo do Rio, é causar um efeito surpresa. Outras áreas do estado devem ser contempladas.

“As imagens que a gente viu são inaceitáveis. Vamos atuar com inteligência, proporcionalidade, respeitando a ADPF. Com tecnologia, sem ação pirotécnica ou espetacular. Com o mínimo de efeito colateral possível”, afirmou Cappelli.

O Complexo da Maré é um dos principais do Rio. O espaço reúne 16 favelas, onde moram cerca de 140 mil pessoas. É um território plano e considerado de alta complexidade pelas forças de segurança, já que há a atuação de três facções criminosas diferentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a Certificação CPP/ASIS? Como ela funciona no Brasil

A Certificação CPP no Brasil: Um Padrão de Excelência em Segurança CPP significa Certified Protection Professional e é uma certificação internacionalmente reconhecida, emitida pela ASIS International, uma das principais organizações mundiais em segurança. No Brasil, essa certificação é muito valorizada por profissionais da área, pois atesta um alto nível de conhecimento e experiência em diversas áreas da segurança. O que a Certificação CPP Demonstra? Conhecimento técnico: A certificação CPP abrange uma ampla gama de tópicos, desde segurança física e eletrônica até gestão de riscos, investigação e segurança corporativa. Experiência profissional: Para obter a certificação, é necessário comprovar um número mínimo de anos de experiência na área de segurança. Compromisso com a excelência: Profissionais CPP demonstram um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e com a busca por soluções inovadoras para os desafios da segurança. Benefícios da Certificação CPP Reconhe...

Caso Marcelinho Carioca - Região do sequestro é reduto do PCC em SP

Créditos UOL. Região onde Marcelinho Carioca foi encontrado é reduto do PCC em SP Ex-jogador aparece ao lado de filhos e netos após sequestro Sequestro, agressão e roleta-russa: o que se sabe sobre o caso Marcelinho  Participe do Grupo LFS Segurança no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/G24HERQiLG0LS4UM1vAlhB 

“Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs

LFS Segurança - “Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs. Governador de SP falou sobre casos de violência policial em SP. Créditos CNN. Receba a LFS Segurança no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss “Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs Governador falou sobre casos de violência policial em SP Da CNN   , em São Paulo 05/12/2024 às 13:12 | Atualizado 05/12/2024 às 15:31   O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)   • 24/10/2024 - Sergio Barzaghi/Governo do Estado de SP Ouvir notícia 0:00 1.0x O governador Tarcísio de Freitas disse, em evento nesta quinta-feira (05), que “estava completamente errado” em sua avaliação sobre o uso de  câmeras corporais por parte de policiais militares . “Estou absolutamente convencido que é um instrumento de proteção da sociedade e do policial”, disse o governador de SP, em evento onde acompanhava a chegada do m...