SEGURANÇA PÚBLICA --- Polícia brasileira desarticula bando dedicado ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro
Polícia brasileira desarticula bando dedicado ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro
Rio de Janeiro, 15 jun (Xinhua) -- A polícia brasileira desarticulou nesta quarta-feira um bando dedicado ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que operava em vários estados do país.
De acordo com a Polícia Federal, a operação, batizada como Corona, foi realizada nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Amazonas depois de mais de dois anos de investigações.
O início foi em 2020, quando foram apreendidos 650 quilos de cocaína em um pequeno aeroporto em Igarassu, cidade na região metropolitana de Recife, capital do estado de Pernambuco (nordeste).
Segundo a Polícia, na ocasião, o piloto, copiloto e outros criminosos foram presos ao descarregar a droga. "O plano do grupo era esconder a cocaína em uma exportação de sucata com destino a Europa, através do porto de Suape", em Pernambuco.
Com o avanço das investigações se descobriu uma estrutura criminosa de empresas de fachada criadas com o propósito de movimentar o dinheiro para o crime organizado internacional.
As empresas do grupo se encontram em todo país, embora a maioria fique em São Paulo (sudeste). De acordo com a polícia, nos primeiros quatro meses de 2020, elas movimentaram mais de 116 milhões de reais (US$ 23 milhões).
Nesta quarta-feira, os agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão, além de nove ordens de prisão preventiva em Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
O nome da operação, Corona, se deve ao fato de a palavra, que é espanhola, significar "coroa", em português. Trata-se de uma referência à Coroa do Avião, nome do aeroporto em que a droga foi apreendida.
Créditos Xinhua
Comentários
Postar um comentário