Pular para o conteúdo principal

CASO LÁZARO - Comandante da Rotam explica por que a tropa deixou buscas a Lázaro; ouça

 

Comandante da Rotam explica por que a tropa deixou buscas a Lázaro; ouça

Desentendimento na última semana fez com que comandante da unidade retirasse suas equipes da cidade

O comandante da Rotam, Benito Franco, explicou o motivo de as tropas da unidade terem deixado as buscas por Lázaro Barbosa. (Foto: Altemar Santos/mais Goiás)
O comandante da Rotam, Benito Franco, explicou o motivo de as tropas da unidade terem deixado as buscas por Lázaro Barbosa. (Foto: Altemar Santos/mais Goiás)

Apesar de ser considerada uma das unidades de elite mais bem preparadas da Polícia Militar de Goiás, a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) não está mais participando do trabalho de buscas ao foragido Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, suspeito de cometer chacina contra família do DF. A tropa foi retirada do local no último final de semana, após desentendimento com outros policiais, que também participam da força tarefa. O suspeito está foragido há 15 dias.

Na última semana, as buscas foram intensificadas com a chegada de mais de 200 agentes de segurança, inclusive com policiais da Rotam. Na sexta-feira (18), o próprio comandante da unidade, tenente coronel Benito Franco, foi até Cocalzinho de Goiás para participar da força-tarefa. No dia seguinte, porém, todas as equipes da unidade deixaram a cidade.

Em um áudio, divulgado no sábado passado (19), o comandante da unidade disse que determinou o retorno de seus policiais porque eles estariam sendo usados pelas outras equipes, que se negavam a entrar no mato. O militar reclamou que nem mesmo uma solicitação para que um dos helicópteros envolvidos na operação acompanhasse as equipes em uma incursão na mata foi atendida.

“A determinação para a retirada da tropa foi minha, pela deselegância com que fomos tratados e até porque não existia nenhuma ordem de operação para que lá estivéssemos”, destacou Benito Franco no áudio.

Por meio de nota, o comando da Polícia Militar disse que a Rotam saiu da operação para que volte e realizar sua atividade fim, que é o patrulhamento ostensivo. Em relação ao áudio gravado pelo tenente coronel Benito, a corporação disse que está analisando o teor do mesmo.

Confira a íntegra da nota

“A propósito do questionamento sobre a participação do Batalhão de Rotam na operação para captura de Lázaro Barbosa Sousa, o Comando Geral da Polícia Militar informa o que se segue:

– Equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) estão compondo as ações estratégicas que objetivam garantir a paz da população da região e capturar o fugitivo Lázaro Barbosa Sousa. A especializada foi redirecionada para sua atividade fim, que é o patrulhamento urbano da região.

– Sobre o conteúdo do áudio questionado, o Comando Geral da Polícia Militar informa que está sendo apurado”. 

Créditos mais Goiás 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a Certificação CPP/ASIS? Como ela funciona no Brasil

A Certificação CPP no Brasil: Um Padrão de Excelência em Segurança CPP significa Certified Protection Professional e é uma certificação internacionalmente reconhecida, emitida pela ASIS International, uma das principais organizações mundiais em segurança. No Brasil, essa certificação é muito valorizada por profissionais da área, pois atesta um alto nível de conhecimento e experiência em diversas áreas da segurança. O que a Certificação CPP Demonstra? Conhecimento técnico: A certificação CPP abrange uma ampla gama de tópicos, desde segurança física e eletrônica até gestão de riscos, investigação e segurança corporativa. Experiência profissional: Para obter a certificação, é necessário comprovar um número mínimo de anos de experiência na área de segurança. Compromisso com a excelência: Profissionais CPP demonstram um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e com a busca por soluções inovadoras para os desafios da segurança. Benefícios da Certificação CPP Reconhe...

Caso Marcelinho Carioca - Região do sequestro é reduto do PCC em SP

Créditos UOL. Região onde Marcelinho Carioca foi encontrado é reduto do PCC em SP Ex-jogador aparece ao lado de filhos e netos após sequestro Sequestro, agressão e roleta-russa: o que se sabe sobre o caso Marcelinho  Participe do Grupo LFS Segurança no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/G24HERQiLG0LS4UM1vAlhB 

“Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs

LFS Segurança - “Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs. Governador de SP falou sobre casos de violência policial em SP. Créditos CNN. Receba a LFS Segurança no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss “Estava completamente errado”, diz Tarcísio ao defender uso de câmeras em PMs Governador falou sobre casos de violência policial em SP Da CNN   , em São Paulo 05/12/2024 às 13:12 | Atualizado 05/12/2024 às 15:31   O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)   • 24/10/2024 - Sergio Barzaghi/Governo do Estado de SP Ouvir notícia 0:00 1.0x O governador Tarcísio de Freitas disse, em evento nesta quinta-feira (05), que “estava completamente errado” em sua avaliação sobre o uso de  câmeras corporais por parte de policiais militares . “Estou absolutamente convencido que é um instrumento de proteção da sociedade e do policial”, disse o governador de SP, em evento onde acompanhava a chegada do m...