Polícia chinesa usa big data e prende casal suspeito de assassinato há 28 anos
Hohhot, 24 dez (Xinhua) -- Uma nova tecnologia ajudou a polícia no norte da China a prender um casal procurado há 28 anos por assassinato.
A polícia na cidade de Chifeng, da Região Autônoma da Mongólia Interior, disse que um suspeito de sobrenome Zhang é acusado de matar um homem e que a esposa Liu teria encoberto o crime.
Segundo a polícia, Zhang entrou na clandestinidade após espancar um homem até a morte com um bastão em 1991, por levantar questões sobre seu relacionamento com Liu, que também ficou desaparecida após o crime.
Eles chamaram a atenção da polícia este ano após ela usar a tecnologia de big data para analisar as informações dos foragidos e identificar um homem na Província de Heilongjiang, nordeste do país, como Zhang.
No fim de novembro, a polícia prendeu Zhang e sua esposa Liu, que já tinham mudado de nome e identidade.
Zhang confessou o crime, e o caso está sob mais investigação.
A polícia em todo o país tem usado a tecnologia de big data para capturar muitos foragidos nos últimos meses, incluindo vários desaparecidos há décadas.
Na segunda-feira, a polícia na Província de Hubei, centro da China, informou que tinha localizado e prendido um homem identificado como Huang por um assassinato há 17 anos, com o apoio de big data.
O departamento de segurança pública da província disse que Huang e outro homem foram contratados para espancar um eletricista até a morte com canos de aço na cidade de Suizhou em 2002. Os outros culpados foram presos e sentenciados, mas Huang fugiu da justiça até este mês, quando foi preso no Município de Chongqing, sudoeste do país.
Créditos Xinhua, publicado originalmente em - http://portuguese.xinhuanet.com/2019-12/24/c_138654290.htm
Comentários
Postar um comentário