Pular para o conteúdo principal

“Os empresários precisam lucrar com o sistema prisional brasileiro”

Foto: Lula Marques
Lula Marques

Uma análise crítica e abolicionista sobre a declaração do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a realidade por trás dos presídios privados.

Mais um episódio do seu jornal antijurídico “Coisas Que Você Precisa Saber” está no ar. O programa da semana reúne as últimas notícias do Judiciário acompanhadas de uma análise crítica nada imparcial, já que como vocês sabem, a principal bandeira do canal é o Abolicionismo Penal. Dentre os assuntos abordados, temos o debate sobre o juiz de garantias, a realidade por trás das audiências de custódia, os recentes casos de tortura nas cadeias do Pará e a declaração do Ministro Sérgio Moro de que “os empresários precisam lucrar com o sistema prisional brasileiro”.
O programa também fala sobre a influência do filme Tropa de Elite na construção de um discurso cada vez mais simplista em relação ao que é segurança pública, o que caracteriza um criminoso e quais deveriam ser as prioridades do sistema penal. Pra ilustrar bem essa simplificação, trouxe a brilhante proposta do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, apresentada durante o 1º Encontro Nacional de Diretores de Departamentos de Homicídios, de que, como forma de combater o crime organizado, os presos deveriam perder o direito às visitas íntimas e à liberdade sexual. 


É através dessas notícias que o jornal antijurídico busca mudar o senso comum sobre as prisões e ajudar os telespectadores a visualizarem uma vida sem grades, afinal, o abolicionismo penal é justamente isso, um movimento que está pensando formas alternativas de resolver os problemas sociais, para além das prisões. Bem como sempre defendeu Angela Davis, as prisões são obsoletas porque exacerbam mais ainda os danos sociais em vez de corrigi-los. 
É preciso enxergar as prisões pelo que elas realmente são, o paradigma central de uma instituição antidemocrática, um mecanismo de subalternização que nunca cumpriu nenhum dos seus objetivos, que seriam a correção, a ressocialização e a prevenção. É também através das prisões, da Justiça Criminal e do Direito Penal do Inimigo, que se promovem o racismo, a violência, o preconceito e se individualizam a culpa do ato criminoso sem considerar as estruturas sociais que fomentam esses atos.
Em suma, como quem acompanha meu canal há muito tempo já entendeu, dinheiro e cor de pele, independente de culpabilidade, são e sempre foram os principais fatores que moldam a população carcerária do Brasil e do mundo.  
E como sempre, fica aqui o convite para você se inscrever canal “Coisas Que Você Precisa Saber” no Youtube e acompanhar todos os programas e podcasts do jornal antijurídico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a Certificação CPP/ASIS? Como ela funciona no Brasil

A Certificação CPP no Brasil: Um Padrão de Excelência em Segurança CPP significa Certified Protection Professional e é uma certificação internacionalmente reconhecida, emitida pela ASIS International, uma das principais organizações mundiais em segurança. No Brasil, essa certificação é muito valorizada por profissionais da área, pois atesta um alto nível de conhecimento e experiência em diversas áreas da segurança. O que a Certificação CPP Demonstra? Conhecimento técnico: A certificação CPP abrange uma ampla gama de tópicos, desde segurança física e eletrônica até gestão de riscos, investigação e segurança corporativa. Experiência profissional: Para obter a certificação, é necessário comprovar um número mínimo de anos de experiência na área de segurança. Compromisso com a excelência: Profissionais CPP demonstram um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e com a busca por soluções inovadoras para os desafios da segurança. Benefícios da Certificação CPP Reconhe...

LFS Segurança - Polícia prende oficial da reserva do Exército por atirar em cachorro após briga com vizinho

LFS Segurança -  Polícia prende oficial da reserva do Exército por atirar em cachorro após briga com vizinho. Grupo LFS Segurança no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss    -------------------   Polícia prende oficial da reserva do Exército por atirar em cachorro após briga com vizinho Agentes apreenderam rifle utilizado para realizar os disparos na casa do suspeito A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu um oficial da reserva do Exército, que atirou com um rifle em um cachorro após uma briga entre vizinhos. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal e conduzido à delegacia. A polícia fez buscas na residência do oficial, onde encontrou um rifle CBC calibre .22, arma que correspondia à descrição fornecida pela tutora do animal. O oficial confessou ter usado o rifle para atirar contra o cachorro, alegando que o cão perturbava seu sossego. Embora o oficial tenha porte de armas, ele não tinha autorização para utili...

LFS Segurança - Conheça quem são os bandidos mais procurados de SP e lista da Interpol: quem é Paulo Cupertino?

LFS Segurança -  Conheça quem são os bandidos mais procurados de SP e lista da Interpol: quem é Paulo Cupertino?  - Créditos CNN. Seja bem informado através dos Grupo da LFS Segurança: * Grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss   * Grupo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/segurancaredelelfsdecomunicacao  -------------------- Mais procurados de SP e lista da Interpol: quem é Paulo Cupertino? Homem acusado de triplo homicídio teve julgamento marcado para o próxima quinta-feira (10) Thiago Félix da CNN   , São Paulo 06/10/2024 às 03:33 Trocar imagem Trocar imagem 1 de 10 Paulo Cupertino Matias esteve foragido por quase três anos •  Divulgação/Polícia Civil de São Paulo Trocar imagem Trocar imagem Paulo Cupertino foi preso em 16 de maio de 2022, na zona sul da cidade de São Paulo •  Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo Trocar imagem Trocar imagem Trocar imagem Paulo Cupertino após ser preso pela Pol...